«Quero agradecer aos jovens da Scholas por terem aberto, no meio deste ambiente de confinamento e morte que esta pandemia nos deixou, um espaço de encontro com a vida»

Para toda uma geração de jovens, a pandemia COVID-19 deixou uma marca profunda; Ouvem-se, ao seu redor, vozes que falam de “uma nova educação”, de um novo “mundo digital”, dos seus desafios, mas estarão a ser realmente ouvidos? Saberemos o que está a acontecer com eles, o que pensam, o que sentem?

A pedido de instituições formadoras dos mais diversos países, com as quais já vínhamos desenvolvendo programas em prol da cultura do encontro, durante este ano diferente e desafiante, coube-nos participar em situações de grande incerteza. O diagnóstico inicial foi encontrar jovens de diferentes partes do mundo, que, pela primeira vez, partilharam os mesmos sentimentos: medo, angústia e falta de espaços de escuta e acompanhamento.

Assim surgiu o Scholas Pensarmo-nos, um programa virtual direcionado para a saúde emocional dos jovens, que reune tanto a experiência de mais de 20 anos de Scholas a trabalhar ao serviço de uma educação que gere sentido a partir da cultura do encontro, como a sua aprendizagem durante a pandemia.

Colocamos, assim, a proposta e a metodologia à prova em novos ambientes virtuais (com dezenas de encontros cibernéticos com jovens, pais, professores e outros atores sociais), e confirmámos a nossa intuição através de uma visão integradora da educação como ferramenta para o bem-estar e saúde, a importância da expressão das emoções, a beleza da partilha e a força do encontro. Porque uma educação que não escuta, não educa.

O Scholas Pensarmo-nos oferece uma metodologia na qual o pensar, o sentir e o fazer se harmonizam para proporcionar saúde emocional ao diminuir emoções negativas como a tristeza, a angústia e a falta de futuro, e incrementar emoções positivas como a esperança, a alegria e a vontade de fazer algo pelos outros.

Ao longo deste ano, foram realizadas experiências em países como Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Itália, México, Moçambique, Panamá e Portugal.

Durante cinco encontros virtuais, alunos entre os 15 e os 18 anos, de várias escolas e regiões, criam juntos um espaço seguro de partilha de experiências e aprendizagens, e são convidados a pensar juntos em propostas e soluções diante do novo mundo que se apresenta.

Diante de um mundo que se declara “novo”, seguimos os passos dos jovens para construir um novo horizonte. Estamos diante da oportunidade de recriar, aprender, ouvir e mudar. Para abrir escolas, derrubar muros, criar pontes e encurtar distâncias.

Encontro de jovens “Pensarmo-nos” CASCAIS 2021

Este programa virtual para jovens, procura melhorar o seu  bem-estar e a saúde emocional em um contexto de crise e grandes desafios.

Da mesma forma, propõe-se aumentar o sentido de comunidade e integração; estimular a expressão de todas as maneiras possíveis; gerar um ambiente de escuta e colaboração.

  • Objetivo: Melhorar o bem-estar e a saúde emocional dos jovens em um contexto de crise e grandes desafios.
  • Destinatários: 80 jovens
  • Perfil dos destinatários: jovens entre 15 e 18 anos, com personalidades e perfis diversos e com interesse em participar.
  • Duração: ciclo de 5 reuniões virtuais – uma exploratória, três para reflexão e uma conclusiva – cada uma com 2 horas de duração.
  • Datas e horários: Quartas-feiras 9 / 12 / 26 /  26 maio e 2 / 9 junho – 17h00 – 19h00
  • Formato: virtual, através da plataforma Zoom, através de um link  que será recebido após preencher o formulário: https://bit.ly/3v9qQc8
  • Registro e autorização: Basta acessar a este link e preencher com os dados pessoais e a autorização.
  • Comunicação: O idioma principal a ser utilizado será o Português.
  • OBS: Não é necessário nenhum tipo de investimento financeiro para a inscrição e para os encontros.

Outras experiências Scholas Pensarmo-nos ao redor do mundo

Testemunhos