INSCRIÇÃO FECHADA! Obrigado pelo seu interesse. Aguarde mais informações em breve.

ESENITPTFRRO

Concurso “Pelota de trapo” [Bola de trapos]

Respondendo ao chamado do Papa Francisco de promover uma educação que volte à origem da vida, que nos abra ao desconhecido e nos ensine desde o assombro, Scholas lança o concurso “Pelota de Trapo” [Bola de trapos], um convite a crianças e jovens de todas as procedências para nos contar o relato de uma origem.
Na sua primeira edição, a linguagem escolhida será a fotografia, com o sono de que outras modalidades e expressões artísticas tenham seu espaço em cada nova concorrência.

“Pelota de trapo” [Bola de trapos]: a origem

“Pelota de trapo” surge em 2019 em um encontro educacional em Moçambique entre jovens de Scholas e o Papa Francisco. Ali houve uma festa: poesia, dança, canto e presentes. “Mas há uma coisa que tocou meu coração” compartilhou o Papa: uma pequena bola feita de trapos dada de presente por um jovem de Chicomo, com a que, a falta de uma bola de futebol, brincam as crianças dessa região desde pequenos. “Quando criança, eu brinquei com uma bola de trapos”, lembrou Francisco, compartilhando assim o relato da sua própria origem, e encomendando a Scholas a missão de lançar um concurso que avive essa chama pela busca da própria origem, para recriá-la e difundi-la em todas as nações.

Poderão participar crianças e jovens de qualquer nacionalidade dentre 12 e 25 anos, de modo individual ou grupal, em grupos de até 5 pessoas. O convite é para criar um ensaio fotográfico composto de cinco (5) fotografias que no seu conjunto tenham o relato de uma origem.

Para participar deverá se cadastrar ou cadastrar a equipa AQUI. Tem tempo de transferir o ensaio fotográfico até o dia 31 de agosto. Lembre-se que para concorrer, os fotos deverão cumprir os requisitos estabelecidos nas BASES E CONDIÇÕES da concorrência.

Todas as criações recebidas serão analisadas por um júri composto por espertos em fotografia, artistas, pedagogos, mestres e jovens que escolherão as produções vencedoras.

Todos os ensaios fotográficos em concorrência, serão exibidos em uma exposição itinerante que começará na Cidade do Vaticano e girará por diversos países, levando sua história para mis de jovens do mundo inteiro.

Primeiro, havia que escutá-los. Jovens de países tão diversos como Colômbia, Haiti, México, Moçambique, Argentina e Portugal se encontraram para fundar as bases dessa concorrência e dar forma a essa aventura. Só desde essa escuta aos seus desejos, pensamentos e paixões, Scholas lança essa primeira edição de “Pelota de trapo” [Bola de trapos], como um convite para desenvolver propostas criativas e artísticas em torno dessa bola e o que ela nos traz.

“Pelota de trapo” [Bola de trapos]

A “pelota de trapo” [bola de trapos] é a reunião da lembrança e do desejo. O passado e o futuro se conjugando presente. Manifestação.
São os velhos trapos quebrados, usados, cada um com sua forma, suas cores, suas histórias; mas também as redes, as velhas redes de uma pesca cada vez más vã, sonhadora, cada vez mais só e perdida nas águas desertas.
É também a reunião de um povoado, de um grupo humano que dedica seu tempo à gratuidade, elaborando com suas mãos a possibilidade do jogo, a salvação do dia, já que não só de pão se alimenta uma vida. Procurando, cuidando e tecendo os trapos, as redes, os corpos. Criando outro modo de habitar o tempo, outro modo de se encontrar com o mundo e entre eles.
A “Pelota de trapos” [bola de trapos] é a reunião da vida com o mundo. Possibilidade de recuperar a origem, para criar outro relato…

Convocação: Até 31 de agosto de 2020

Vencedores e menções: A DEFINIR

Para ampliar mais como participar, ingresse em BASES E CONDIÇÕES.

MEDIA PARTNER

osservatore_1