Close

ESCUELA
LAUDATO SI’

JUEGO de COMUNIDADES

-una educación para el desarrollo sostenible-

Organizado por Scholas Occurrentes com o apoio do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina

«Os problemas ambientais, com as suas raízes éticas e espirituais, convidam-nos a encontrar soluções não só na tecnologia mas também numa mudança do ser humano, caso contrário trataríamos apenas dos sintomas. »

POPE FRANCISCO
Carta Encíclica Escuela Laudato Si’

¡Ponha-se em jogo!

Como o Papa Francisco salienta, a nossa casa comum nunca foi tão maltratada e danificada como nos últimos dois séculos, basta ouvir o grito da terra: aquecimento global, crise da água, a recente pandemia, ou poluição resultando na perda da biodiversidade, ou seja, da vida. Esta degradação da natureza está intimamente ligada à degradação humanitária, uma vez que é um produto da cultura que molda a coexistência humana.

A Escola Laudato Si’ intui que toda a cultura humana nasce da interacção entre o céu, a terra, os deuses e os mortais. Portanto, convidamo-lo a entrar no jogo e a moldar uma nova forma de viver, revitalizando o espírito, a consciência e a liberdade de cada ser humano: recuperando a esperança de atravessar esta crise.

Jogo das comunidades

A Escola «Laudato Si» convida jovens de diferentes comunidades de todo o mundo a entrar em acção, a trazer a sua singularidade e riqueza, mas sobretudo a responsabilizar-nos pela dívida para com a nossa mãe terra.

A Escola «Laudato Si» será então uma comunidade de comunidades e o seu objectivo será criar uma nova cultura que cuide da nossa casa comum.

Para tal, apelamos a jovens criativos que queiram seguir um caminho de formação em conjunto com outras comunidades da Escola Laudato Si’ e trabalhar como uma equipa para criar um projecto sustentável que responda a uma necessidade concreta na sua comunidade local.

« O deserto avança.
Ai daquele que na sua alma abriga os desertos! »

F. NIETSZCHE

Percurso educativo

A Escola «Laudato Si» propõe-se responder à violência com que tratamos a nossa mãe terra através do «Jogo das comunidades», um percurso educativo de 12 meses, composto por 3 fases de igual duração e integradas consecutivamente, começando com o seu lançamento numa experiência fundadora em Roma, Itália, de 14 a 20 de Maio.

Esta viagem educacional será uma tentativa de ensinar a ouvir, criar cultura e celebrar a vida através da criação de um projecto em cada comunidade:

Escutar

Formação técnica e espiritual em ressonância com a encíclica «Laudato Si».

Criar

Uma área onde a criatividade e a singularidade de cada participante entra em jogo.

Celebrar

Á Um ponto de encontro para o que foi criado em cada comunidade local desta grande comunidade.

ESCUTAR

Ciclo virtual aberto a toda a comunidade: Participar em 10 aulas virtuais públicas uma vez por semana durante dois meses e meio, com professores e sábios de várias disciplinas que compõem o cuidado da casa comum.

Formação técnica: Um espaço virtual que o ajudará a moldar os seus projectos para que cresçam de uma forma sustentável.

Compreensão: Espaço virtual de encontro com o resto dos participantes que lhe permitirá encontrar o significado do que já experimentou.

Ressonâncias: Espaço físico de encontro em torno de obras, autores e línguas que irão enriquecer a sua visão para a criação do projecto.

Levantamento: Um caminho que o convida a percorrer a sua comunidade para ouvir as suas necessidades e desejos e para criar, juntamente com os actores locais, uma iniciativa sustentável como resposta.

CRIAR

Iniciativa comunitária: Realizar uma experiência em conjunto com a comunidade local, envolvendo adolescentes e organizações numa iniciativa comunitária.

Projecto: Aprofunde a iniciativa comunitária e realize, juntamente com a sua comunidade, um projecto sustentável que aborde uma realidade particular da sua comunidade.

CELEBRAR

No final da viagem partilharemos o que criámos durante este processo, ensinando à comunidade em geral o que aprendemos numa reunião internacional presencial na Amazónia colombiana, durante o mês de Maio de 2023.

«Mas onde o perigo cresce,
cresce o que poupa»

F. HOLDERLING

Fazer parte

A Escola «Laudato Si» convida 44 jovens representantes dos 11 países participantes a participar no «Jogo das Comunidades»: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Haiti, Itália, México, Panamá, Paraguai e Portugal, que estão empenhados numa iniciativa educacional, social ou cultural – ou desejam fazê-lo – para transformar a realidade das suas comunidades. Este caminho será conduzido por jovens, mas partilhado com crianças, adultos e anciãos nas suas comunidades, ensinando a criação de uma nova cultura a todo o mundo.

Ter entre 18 e 35 anos de idade.

Ter interesse em conhecer e implementar a encíclica «Laudato Sí» na sua comunidade.

 Fazer parte ou desejar fazer parte das iniciativas comunitárias que procuram transformar a realidade, cuidando da nossa casa comum.

 Ter uma abertura e vocação para servir numa equipa para cuidar dos outros e do lar comum.

 CTer o tempo disponível para participar em todo o processo de formação, incluindo as viagens incluídas na proposta.

  Experiência na liderança e coordenação de grupos.