POPE FRANCISCO
Carta Encíclica Escuela Laudato Si’
Como o Papa Francisco salienta, a nossa casa comum nunca foi tão maltratada e danificada como nos últimos dois séculos, basta ouvir o grito da terra: aquecimento global, crise da água, a recente pandemia, ou poluição resultando na perda da biodiversidade, ou seja, da vida. Esta degradação da natureza está intimamente ligada à degradação humanitária, uma vez que é um produto da cultura que molda a coexistência humana.
A Escola Laudato Si’ intui que toda a cultura humana nasce da interacção entre o céu, a terra, os deuses e os mortais. Portanto, convidamo-lo a entrar no jogo e a moldar uma nova forma de viver, revitalizando o espírito, a consciência e a liberdade de cada ser humano: recuperando a esperança de atravessar esta crise.
Jogo das comunidades
A Escola «Laudato Si» convida jovens de diferentes comunidades de todo o mundo a entrar em acção, a trazer a sua singularidade e riqueza, mas sobretudo a responsabilizar-nos pela dívida para com a nossa mãe terra.
A Escola «Laudato Si» será então uma comunidade de comunidades e o seu objectivo será criar uma nova cultura que cuide da nossa casa comum.
Para tal, apelamos a jovens criativos que queiram seguir um caminho de formação em conjunto com outras comunidades da Escola Laudato Si’ e trabalhar como uma equipa para criar um projecto sustentável que responda a uma necessidade concreta na sua comunidade local.
« O deserto avança.
Ai daquele que na sua alma abriga os desertos! »
F. NIETSZCHE
A Escola «Laudato Si» propõe-se responder à violência com que tratamos a nossa mãe terra através do «Jogo das comunidades», um percurso educativo de 12 meses, composto por 3 fases de igual duração e integradas consecutivamente, começando com o seu lançamento numa experiência fundadora em Roma, Itália, de 14 a 20 de Maio.
Esta viagem educacional será uma tentativa de ensinar a ouvir, criar cultura e celebrar a vida através da criação de um projecto em cada comunidade:
Formação técnica e espiritual em ressonância com a encíclica «Laudato Si».
Uma área onde a criatividade e a singularidade de cada participante entra em jogo.
Á Um ponto de encontro para o que foi criado em cada comunidade local desta grande comunidade.
ESCUTAR
– Ciclo virtual aberto a toda a comunidade: Participar em 10 aulas virtuais públicas uma vez por semana durante dois meses e meio, com professores e sábios de várias disciplinas que compõem o cuidado da casa comum.
– Formação técnica: Um espaço virtual que o ajudará a moldar os seus projectos para que cresçam de uma forma sustentável.
– Compreensão: Espaço virtual de encontro com o resto dos participantes que lhe permitirá encontrar o significado do que já experimentou.
– Ressonâncias: Espaço físico de encontro em torno de obras, autores e línguas que irão enriquecer a sua visão para a criação do projecto.
– Levantamento: Um caminho que o convida a percorrer a sua comunidade para ouvir as suas necessidades e desejos e para criar, juntamente com os actores locais, uma iniciativa sustentável como resposta.
CRIAR
– Iniciativa comunitária: Realizar uma experiência em conjunto com a comunidade local, envolvendo adolescentes e organizações numa iniciativa comunitária.
– Projecto: Aprofunde a iniciativa comunitária e realize, juntamente com a sua comunidade, um projecto sustentável que aborde uma realidade particular da sua comunidade.
CELEBRAR
No final da viagem partilharemos o que criámos durante este processo, ensinando à comunidade em geral o que aprendemos numa reunião internacional presencial na Amazónia colombiana, durante o mês de Maio de 2023.
«Mas onde o perigo cresce,
cresce o que poupa»
F. HOLDERLING
A Escola «Laudato Si» convida 44 jovens representantes dos 11 países participantes a participar no «Jogo das Comunidades»: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Haiti, Itália, México, Panamá, Paraguai e Portugal, que estão empenhados numa iniciativa educacional, social ou cultural – ou desejam fazê-lo – para transformar a realidade das suas comunidades. Este caminho será conduzido por jovens, mas partilhado com crianças, adultos e anciãos nas suas comunidades, ensinando a criação de uma nova cultura a todo o mundo.
– Ter entre 18 e 35 anos de idade.
– Ter interesse em conhecer e implementar a encíclica «Laudato Sí» na sua comunidade.
– Fazer parte ou desejar fazer parte das iniciativas comunitárias que procuram transformar a realidade, cuidando da nossa casa comum.
– Ter uma abertura e vocação para servir numa equipa para cuidar dos outros e do lar comum.
– CTer o tempo disponível para participar em todo o processo de formação, incluindo as viagens incluídas na proposta.
– Experiência na liderança e coordenação de grupos.
In Scholas we dream of an education that
-opening ourselves to the encounter with the other– returns us the contact with life to,
from there, create a new world.
Tutti i diritti riservati