Na primeira edição a linguagem foi a fotografia, nesta nova é a música.
Mas não é apenas uma competição. É um concurso com curso; um convite a deixar de lado por um momento o ruído do preestabelecido, a permanecer com a atenção aberta durante o percurso e da escuta do mundo que se nos apresenta, criar música como resposta. Ou seja, voltar à origem, ao jogo onde ainda nos deixamos surpreender e de onde, talvez, volte uma música original.
Queres juntar-te a nós?

Aceite o nosso convite, adira no curso que como caminho convida a aprofundar e renovar a sua paixão pela música, desde o jogo, e a experimentação, para desandar os lugares conhecidos e dar lugar à criatividade.

No final celebraremos juntos o que foi criado no Festival de Bola de Pano, onde o júri e os jovens da comunidade Scholas irão nomear aquelas peças que os comoveram e compartilharão com o mundo inteiro.

Convite

Curso

Concurso

Celebração

Nesta edição “música”, convidamos a todos aqueles apaixonados por esta linguagem, com menor ou maior formação, mas que tenham a inquietude por criar música, sons e expressar-se desta maneira.

Anima-te e inscreve-te! Indicaremos-te quando estará disponível a plataforma na qual se desenvolverá esta edição de Bola de Pano; um espaço de jogo aonde irás descobrindo tudo: sinais como fonte de inspiração, exercícios como brotos, e outra maneira de criar música!

Nós entraremos numa excursão durante quinze dias, onde a cada 48 hs. Receberás um convite que brota: uma indicação que leva a que algo brote.

Não será este o momento da competição, mas sim do exercício. Exercícios que talvez nos permitam criar de outra maneira uma peça musical com a qual competir. Exercícios não como o fim de um caminho, mas de onde começar a criar.

Não te preocupes, não estarás sozinho. Enviaremos-te, material de inspiração ou “sinais” para gerar âmbitos de ressonância, para adentrarmos noutra atmosfera, e que de outro lugar, algo novo aconteça.

Chegará a hora de dar forma à sua peça musical, sem nenhum outro slogan a não ser criar a partir da sua liberdade; serão dias para decantar tudo o que emergiu em você. 15 dias. Será um momento diferente da intuição de que brota a música, mas um momento de lapidar, moldar ou deformar o seu trabalho.

Ao longo destes 15 dias você ou sua banda poderão fazer upload de uma única obra, sem exigência de duração mínima ou máxima, e a qualidade da gravação da peça não será levada em consideração, embora seja sugerido fazer o melhor possível, para ser capaz de apreciar a criação.

Depois de carregada, a sua criação será ouvida, juntamente com a de todos os participantes, por uma comissão de pré-seleção e, em seguida, por um júri, que irá avaliar, compartilhar e torná-la pública para a comunidade Scholas, para apresentá-la no Dia do Celebração.

Nada melhor do que culminar em uma grande jornada do que com uma grande festa para a qual todos seremos convidados.

Para além dos participantes e convidados, estarão presentes os júris, pessoas que se deram ao trabalho de ouvir e reconhecer o carácter especial de cada trabalho.

Será o momento de partilhar entre todas as obras que mais nos comoveram e de as mostrar ao mundo, de as fazer ouvir, o gesto educativo mais original, para que nos devolvam, à origem, àquela bola de pano onde está tudo começasse.

O que te acontece?

Crianças e jovens que participaram da primeira edição do concurso, pegam o sentido que se cria ao empreender o caminho

Bola de Pano: A Origem

Bola de pano surge em 2019 num encontro educativo em Moçambique entre jovens de Scholas e o Papa Francisco. Ali houve: festa, poesia, dança, canto e presentes. “Mas há uma coisa que me tocou muito o coração” compartilhou o Papa. Depois mostrou uma pequena bola feita de panos oferecida por um jovem de Chicomo, com a qual, à falta de uma bola de futebol, jogam os meninos dessa região desde pequenos. “Quando era criança, eu joguei com uma bola de pano”, lembrou Francisco, compartilhando assim o relato da sua própria origem, confiando a Scholas a missão de lançar um concurso que avive essa chama pela busca da própria origem, para recriá-lo, e difundi-lo em todas as nações.

Convite do Papa Francisco para criar o Concurso Bola de Pano.

Edição Fotografia

Na primeira edição do concurso, no ano passado, num processo criativo sem precedentes e com uma pandemia, centenas de crianças e jovens de diferentes partes do mundo ousaram sonhar, com o Concurso Bola de Pano!

Celebração Concurso Bola de Pano, Edição Fotografia (2020)

Acompanha-nos neste caminho de criação

Também em: